Como ficam os investimentos na Poupança com a nova Selic?

De forma unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa Selic de 12,75% para 13,25% ao ano.

De forma unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa Selic de 12,75% para 13,25% ao ano. Essa decisão afeta diretamente o rendimento de aplicações de renda fixa. Por conta disso, muitos se perguntam como ficam os investimentos na poupança com a nova Selic.

Como ficam os investimentos na Poupança com a nova Selic? (Imagem: Montagem/FDR)

A taxa Selic está no maior nível desde dezembro de 2016, quando estava em 13,75% ao ano. Este foi o décimo primeiro aumento seguido na taxa básica de juros da economia.

A alta da taxa de juros aumenta o rendimento de investimentos de renda fixa, principalmente os atrelados à Selic ou CDI (que segue de perto a Selic).

Exemplos de aplicações afetadas pelo reajuste são os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) e títulos do Tesouro Direto ligados à taxa básica de juros (Tesouro Selic).

Como ficam os investimentos na poupança com a nova Selic?

O aumento da taxa Selic também impacta a caderneta de poupança, mas em menor intensidade. Isso porque, depois que a Selic fica acima de 8,5% ao ano, a rentabilidade desse investimento deixa de aumentar linearmente. Ou seja, o ganho fica congelado neste caso.

Quando a Selic está supera os 8,5% ao ano, o retorno da poupança se limita a 0,5% ao mês, ou 6,17% ao ano, mais a variação da TR (Taxa Referencial).
Já quando a taxa de juros está igual ou menor que 8,5%, o rendimento fica em 70% da Selic mais a TR.