Receita Federal terá novo serviço via web

A Receita Federal está criando mais uma ferramenta online para facilitar a comunicação com os contribuintes brasileiros.

 

A Receita Federal  está criando mais uma ferramenta online para facilitar a comunicação com os contribuintes brasileiros.

 

Está em fase final de construção um serviço que permite aos usuários que tenham pendências com o fisco fazer o agendamento eletrônico para regularizar a situação. Os internautas poderão escolher hora, data e local do atendimento para quitar sua dívida e sair da malha fina. É uma grande evolução em relação ao sistema atual, no qual o contribuinte precisa esperar que a própria Receita faça a notificação.

De acordo com a Agência Brasil, a nova ferramenta será semelhante à oferecida no site da Previdência Social, no qual é possível agendar o atendimento e escolher qual serviço o aposentado deseja utilizar.

 

Para saber se há algum problema com o seu nome, o usuário precisa de uma senha para acessar as informações que estão na base de dados da Receita Federal. A senha é obtida a partir da informação do CPF, da data de nascimento e do número do recibo da declaração do Imposto de Renda. No caso de empresas, é utilizado certificado digital.

 

A nova ferramenta vem para complementar um serviço existente desde o mês de março, que permite à pessoa física e à jurídica pesquisarem sobre a situação fiscal ou eventuais pendências com o Fisco, além de oferecer um tutorial para regularizar a situação.