Liderança e aconselhamento de resultados. É possível?

Assim como busca orientação com profissionais mais experientes, você deve ser um aconselhador de seus liderados

Como já abordado aqui nesta coluna algumas vezes, é papel do líder trabalhar o desenvolvimento de sua equipe. Da mesma forma como você busca orientação com profissionais mais experientes, deverá desempenhar este papel e ser um aconselhador de seus liderados. Esteja disponível para orientá-los em relação às tarefas imediatas e de longo prazo e em relação às dúvidas de carreira que porventura eles venham a ter. Isso também será positivo para os seus resultados.

Em muitos momentos, você deverá colaborar para que o profissional consiga resolver uma situação-problema que, sozinho, talvez não conseguisse. Você precisa dar direcionamentos claros para ajudá-lo a sair do ponto A e chegar ao ponto B.

Aproveite estas situações para ponderar sobre as habilidades que ele precisa desenvolver – como líder, você deve saber reconhecê-las. Mas escute também. Saiba o que ele deseja para o trabalho e para a carreira e como pretende alcançar tais metas. Você deverá, durante este processo, fazer perguntas assertivas de modo que o colaborador pense nas respostas, tenha liberdade para falar e você interfira o menos possível. Seu papel é facilitar para que ele obtenha essas respostas.

Sempre com perguntas, tente entender o problema que ele está enfrentando para desenvolver determinada tarefa, a fim de que, juntos, vocês possam compreender a extensão dos desafios, reconhecer as causas, suas consequências e possíveis ações.

O profissional deve apontar possíveis alternativas para a resolução de problemas, os desafios que ele enfrentará para implementar cada uma dessas soluções e suas consequências, caso elas sejam colocadas em prática. Seu papel é dar todo o apoio necessário durante o processo, criando um plano de ação, mas sempre levando em consideração um plano B para contornar ou vencer os desafios que se apresentem.

Ajude seu colaborador a raciocinar dessa forma e você estará, ao mesmo tempo, treinando a si próprio para lidar com cada vez mais agilidade na hora de planejar soluções.

Por fim, faça um registro escrito de tudo o que for discutido, principalmente sobre o que e como o colaborador deve fazer para enfrentar a situação-problema. Avalie os resultados e aponte novas possibilidades, se necessário. Na próxima reunião de aconselhamento, estes registros serão muito úteis.