Stress no trabalho: um desafio coletivo

Hoje celebramos o Dia Mundial para Segurança e Saúde no Trabalho; A ONU alerta que muitos trabalhadores enfrentam grande pressão para cumprir as exigências da vida moderna nos empregos.

A saúde mental nunca esteve tão em alta. Após um ano marcado pela maior crisesanitária do século, vimos crescer consideravelmente a procura por soluções completas para suprir não só o cuidado com a saúde física, mas, principalmente, com a mental e a emocional.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no planeta. Estamos falando de 9,3% da população, o equivalente a mais de 18 milhões de brasileiros que convivem com a ansiedade.

Apoie uma força de trabalho mais híbrida À medida que a escolha e a flexibilidade se tornam mais comuns, as empresas precisarão evoluir e adaptar continuamente seus serviços de bem-estar para oferecer suporte adequado a uma força de trabalho mais híbrida.

Conforme os negócios continuam a navegar por períodos de incerteza e volatilidade, a necessidade de colaborar e compartilhar as melhores práticas com colegas e especialistas nunca foi tão importante e deve ser uma parte essencial de qualquer resposta à saúde.

Liderar pelo Exemplo

2020 introduziu novas incertezas e estresse na vida diária e nas rotinas de nossos companheiros de equipe, enfatizando ainda mais a necessidade de abraçar a importância do bem-estar físico e emocional; especificamente saúde mental como uma prioridade.

Como empregadores, temos a obrigação de oferecer aos nossos colegas de equipe oportunidades de falar abertamente sobre sua saúde mental e de garantir o apoio de que eles ou suas famílias possam precisar.

Precisamos liderar pelo exemplo, participar de sessões de funcionários e compartilhar perspectivas sobre as medidas que estamos tomando para apoiar e proteger nossa saúde mental.

Construir bem-estar mental em nossa cultura de liderança

Por muito tempo, a saúde mental no ambiente de trabalho foi vista como um risco organizacional, com foco no gerenciamento de indivíduos e incidentes - fato apenas exacerbado pelo COVID-19. A verdade é que, assim como a saúde física, a saúde mental é uma realidade humana constante para cada pessoa, todos os dias. Em 2021, podemos esperar que mais locais de trabalho reconheçam isso e mudem radicalmente suas ações sobre o bem-estar mental, ao lado de um foco contínuo na saúde física.

O modo como apoiamos proativamente a saúde mental no local de trabalho ainda tem um longo caminho a percorrer, mas não estamos começando do zero. Podemos aproveitar nossas décadas coletivas de experiência e conhecimento em saúde física e segurança para desenvolver ações e abordagens poderosas. Uma das escolhas mais impactantes que podemos fazer é incluir questões de bem-estar mental em pesquisas regulares de engajamento de funcionários para entender em tempo real como nossas equipes estão se sentindo.

Envolver, compreender e apoiar o pessoal

Pessoas em todo o mundo passaram por sérios desafios em 2020. Muitos ainda estão sofrendo com demissões em suas famílias, sofrendo com a morte de entes queridos, estão eles próprios doentes ou lutando com trabalho remoto, isolamento social e problemas de saúde mental. A pandemia não mudou apenas a dinâmica empresarial, mas também a abordagem em relação à saúde mental dos funcionários. Compaixão e empatia não são mais vistas como qualidades extras e agradáveis de se ter.

Eles agora são essenciais.

A mudança mais importante e significativa virá de como os líderes engajam, entendem e apoiam a equipe em um nível mais de desenvolvimento. Os líderes devem se concentrar nas seguintes áreas: compreender a diferença entre urgência e importância e focar na última; ser compassivo enquanto conduz os funcionários à ação, canalizando seus sentimentos de frustração ou desespero. Por fim, confiança, transparência e abertura precisam ser os pilares da liderança

Meu conselho aos empregadores é duplo: tenha uma visão ampla do que você classifica como suporte à saúde mental e, então, seja guiado pelas evidências. Uma visão ampla incorpora atenção plena e primeiros socorros de saúde mental até políticas de trabalho flexíveis e bem-estar financeiro. Ser liderado pela evidência significa procurar ativamente entender quais abordagens funcionam para quem, em que contexto e por quê - e se essa evidência ainda não existe, talvez seja o seu negócio que irá gerá-la para que outros possam aprender com você.