Como aumentar o lucro, se está difícil conquistar mais clientes e vender mais?
Margem é a relação percentual entre as despesas (fixas mais variáveis) e o total de vendas
Esta semana estive com um grupo de empresários, atendendo a um evento de um entidade de classe. No intervalo de minha palestra, antes de partir para a sessão de atividades práticas, discutíamos formas de elevar o lucro empresarial, sem que a principal causa desse resultado fosse necessariamente mais vendas.
Fiquei surpreso com quantidade de ações possíveis para aumentar o lucro. Na prática, tudo o que pudermos fazer para aumentar a margem é o que automaticamente afetará o lucro final do negócio.
Margem é a relação percentual entre as despesas (fixas mais variáveis) e o total de vendas. Se uma empresa fatura em um mês R$ 1 milhão e as suas despesas fixas e variáveis somam R$ 800 mil, a margem é 20%.
Qual o sentido de se conhecer a margem, em qualquer negócio?
- Para identificar o volume mínimo necessário de vendas para pagar as despesas fixas – o ponto de equilíbrio – e gerar um determinado valor de lucro.
 - Para decidir por qual produto a empresa intensificará as vendas ou mesmo deixará de comercializar - o foco devem ser os produtos de maiores margens.
 - Para o estabelecimento de campanhas promocionais de vendas: descontos, brindes etc principalmente em relação aos produtos de maior impacto na quantidade necessária de vendas.
 - Para a análise da concorrência e da competitividade dos preços e a relação disso com o volume de vendas necessário.
 - Para a definição de preço de venda e sistema de remuneração da força de vendas.
 
Agora que já é possível conhecer os efeitos práticos de acompanhar a margem do seu negócio, procure atuar para a melhoria desse componente de lucro não apenas reduzindo despesas ou aumentando os preços de forma simples e pura. Veja a seguir 20 ações para melhorar a margem, possíveis de serem aplicadas em qualquer negócio.
- Venda mais produtos ou serviços com maior margem
 - Evite dar descontos o máximo que puder
 - Aumente seus preços e margens
 - Comissões apenas para a equipe de vendas
 - Incentivos à equipe baseados nas margens
 - Reduza administração desnecessária
 - Meça custos como porcentagem das vendas
 - Defina orçamentos mensais de gastos
 - Melhore as habilidades de negociação treinando frequentemente a sua equipe de vendedores
 - Reduza todos os custos em 10%
 - Faça estoques em consignação
 - Apenas venda estoque de movimentação rápida
 - Reduza suas contas a receber, dê preferência para o recebimento à vista
 - Invista em tecnologia
 - Sistematize a rotina, humanize as exceções
 - Pague em efetivo em vez de pagar juros por prestações
 - Mantenha os gastos com staff no mínimo
 - Faça um planejamento tributário minucioso
 - Meça tudo, inclusive retorno de publicidade, variação de despesas, produtividade por funcionário ou por departamento
 - Livre-se dos espaços ociosos
 
Agora, é só partir para ação, não esquecendo que vender mais e reduzir despesas também trará grandes efeitos sobre o lucro.