Consumidor deve ficar atento para não se endividar com produtos com IPI reduzido

Carros, material de construção, eletrodomésticos. A lista de produtos beneficiados com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) é cada vez mais extensa.

Fonte: InfoMoneyTags: ipi

Gladys Ferraz Magalhães

Carros, material de construção, eletrodomésticos. A lista de produtos beneficiados com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) é cada vez mais extensa. Na tentativa de manter empregos, baixar os preços e estimular o consumo, o governo vem tomando, há alguns meses, medidas bastante agressivas e tentadoras.

Contudo, alerta a coordenadora institucional da Pro Teste - Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, é preciso cautela na hora das compras, para evitar o endividamento e, especialmente, a inadimplência.

"Estamos em tempos de recessão. Os preços de alguns produtos estão baixando, porém o consumidor deve lembrar que o salário dele não está aumentando. As pessoas só devem comprar se aquele produto for realmente necessário, lembrando sempre de considerar o salário líquido e os compromissos mensais", diz a coordenadora.

Inadimplência
Dados do BC (Banco Central) mostram que a inadimplência dos consumidores atingiu 8,3% das operações de crédito no último mês de março. No mesmo período, as dívidas vencidas de 15 a 90 dias representaram 7,4% das movimentações, sendo que a taxa total de não-pagamento registrada no terceiro mês do ano (15,7%) - incluindo dívidas vencidas e inadimplência - foi 2 pontos percentuais maior do que a apurada no mesmo período de 2008 (13,7%).

Dentre as modalidades de crédito acompanhadas, a maior inadimplência em março ficou com a linha de aquisição de outros bens, que chegou a 14,2% do crédito concedido, seguida pelo cheque especial, com índice de 9,7%.