Capacitação de colaboradores se torna tópico importante entre gestores e empresários

Veridiana Barcelos, líder de pessoas e cultura na abler, revela os principais benefícios de oferecer treinamentos para as equipes

Autor: Carolina LaraFonte: A Autora

A capacitação e o treinamento de colaboradores, cada vez mais, mostram a sua importância dentro de empresas e startups que visam o crescimento. No entanto, alguns gestores ainda encontram dificuldades para entender o momento ideal para realizar um treinamento em sua equipe.

De acordo com Veridiana Barcelos, psicóloga com pós-graduação em gestão de equipes que atua na abler como líder de pessoas e cultura, para identificar a necessidade de capacitação os gestores precisam reconhecer às necessidades de seus colaboradores. “O gestor deve saber o que ele precisa desse time tanto em relação a hard, quanto a soft skills. Se um novo colaborador entra para o time, mas ainda não tem todas as competências para determinado cargo, pode-se pensar em fazer a adaptação, oferecendo um treinamento relacionado ao tema em questão. As avaliações de desempenho que virão posteriormente poderão identificar se houve, de fato, uma melhora após a capacitação”, explica.

Os treinamentos virtuais se popularizaram durante a pandemia. Para a gestora, na maioria dos casos, eles cumprem o seu papel. “Uma capacitação remota tem o mesmo efeito de uma realizada presencial, principalmente em questões mais técnicas e comportamentais. No entanto, quando o objetivo é uma atividade que pede algum trabalho manual, como operar uma máquina, por exemplo, o ao vivo é, sem dúvidas, mais efetivo”, pontua.

Veridiana afirma que disponibilizar uma capacitação aos colaboradores pode, em muitos casos, ser uma ferramenta de motivação para toda a equipe. “Os colaboradorespercebem que a empresa se preocupa com o desenvolvimento deles e busca qualificar ainda mais seus profissionais. Uma pessoa mais capacitada vai entregar melhores resultados. Se os gestores pensam em demitir um funcionário pela falta de resultados, por exemplo, um treinamento de capacitação pode reverter essa situação, agregando resultados positivos para a organização”, relata.

Para a psicóloga, não existe um período de intervalo definido entre os treinamentos, mas é interessante que os gestores deem continuidade aos ensinamentos adquiridos. “O importante é que tenha continuação, e que sejam mapeadas as necessidades de desenvolvimento ao longo do ano para cada área e também para os novos membros”, declara.

Mensurar os resultados é um papel crucial da gestão e isso pode ser realizado de diversas formas. “Validar o conhecimento de um funcionário antes e depois da capacitação pode ser esclarecedor em diversos aspectos, mostrando se aquele membro da equipe realmente evoluiu ou não em determinadas atividades. Através desse e outros testes, é possível ter noção se o investimento trouxe resultados e um retorno positivo”, finaliza Veridiana.

Sobre Veridiana Barcelos

Ela é psicóloga, com pós em Gestão de Pessoas e ama trabalhar com pessoas. Entende que cada ser humano é único, e por isso tem como missão alinhar interesses pessoais e profissionais dentro das organizações, o que torna isso um desafio constante. Ao longo de sua trajetória de 15 anos na área, já atuou em Consultorias de R & S, Indústria de Alimentos, grupos de Educação Superior, grandes nomes do varejo e nos últimos três anos descobriu o mundo das startups no qual se identificou. Seu foco sempre foi atrair e reter talentos, identificar em que áreas e atividades os profissionais podem se destacar com brilho nos olhos e desenvolver suas competências. Há um ano e meio na abler, atua como Líder do time de Pessoas & Cultura.

Sobre a abler

Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a abler já conquistou mais de 300 clientes por todo o Brasil e mais de 40 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 8 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 3 milhões de profissionais cadastrados.