Geração Distribuída pode ser opção para PMEs que buscam acesso à energia elétrica sustentável e mais barata

Modalidade estimula prática mais sustentável de consumo de energia e pode render até 20% de desconto por mês a empresas

Autor: Ana LuísaFonte: A Autora

Muito vem se falando de ESG, práticas sustentáveis, e formas de minimizar o impacto que empresas causam à sociedade e à natureza. Mas, nem sempre essas práticas parecem estar adaptadas aos pequenos e médios negócios. Pensando nisso, a ONU lançou em 2020 um documento em que lista 17 metas para que micro, pequenas e médias empresas também possam fazer parte do pacto global Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e, desta maneira, aplicar o conceito do ESG (Environmental, Social and Governance), que ultimamente passou a fazer parte do dia a dia de grandes marcas. Muitos são os pontos trazidos pelo relatório, entre eles a garantia de acesso à energia renovável, sustentável e a preço acessível. Com a crise energética, este, inclusive, passou a ser ponto crucial nas discussões sobre o uso de recursos naturais. E é então que entra a Geração Distribuída como alternativa para PMEs apostarem no serviço.

A GD, como é conhecida popularmente, é uma modalidade autorizada pela Aneel desde 2012, mas que teve seu marco regulatório sancionado através da Lei n.14.300 aprovada em janeiro de 2022 e que regula o mercado de micro e minigeração de energia. Na prática, são oferecidas modalidades sustentáveis de captação e geração de energia, geradas através de fontes renováveis como a solar, a eólica, de biomassa, hidrelétricas, entre outras. “A geração de energia tem impacto direto no meio ambiente, e ao possibilitar que PMEs possam optar pelo uso de uma energia verde, gerada através de pequenas usinas hídricas ou eólicas, por exemplo, contribui-se para que exista uma mudança de cultura organizacional, mais preocupada com práticas sustentáveis”, explica Miguel Segundo, diretor técnico da Gedisa, empresa que faz parte do Grupo Ergon e que opera no Sul do país oferecendo a gestão da GD.

Na prática, a empresa que optar por essa modalidade não só consegue se adequar a uma política sustentável, como também consegue obter desconto na fatura da luz, por meio da compensação de créditos sem precisar de investimento nenhum. “Muito se fala em energia solar, mas essa é uma opção que ainda exige um investimento alto, e isso nem sempre é possível para pequenas empresas. Para isso, existe também a modalidade de geração compartilhada, em que consumidores podem se reunir em cooperativas e, desta forma, aderir à Geração Distribuída e garantir a compensação de até 20% do valor da fatura de luz”, alerta Miguel.

Bom pra quem usa, bom para a natureza

E para quem se preocupa com a questão energética, pode ficar tranquilo. As projeções para setor de energia de Geração Distribuída (GD) são otimistas. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o segmento deve, até o final de 2022, apresentar um crescimento de 105% quando comparado ao total instalado em 2021, passando de 8,3 GW para 17,2 GW, em decorrência da recente e sancionada Lei nº 14.300. Além da economia, a modalidade também estimula a economia sustentável, apoiando o surgimento de geradoras de energia renováveis independentes. Desta forma, cada vez mais torna-se possível atingir a meta 7 proposta pelo relatório da ONU.

“Estamos promovendo a divulgação da Geração Distribuída, pois é um negócio vantajoso para todas as partes envolvidas. Os números altos de novas adesões à modalidade em todo o país e nos estados em que a Gedisa está presente, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, têm mostrado que é um setor muito promissor. Já estamos no setor de energia há mais de 15 anos com o fornecimento de GLP e geração de energia. Com a GD, conseguimos em um ano levar uma nova forma de consumir energia elétrica com desconto de até 20% na conta de luz”, conta Wolney Pereira.

Sobre o Grupo Ergon:

O Grupo Ergon reúne diversas empresas do setor de energia que juntas trazem a melhor solução para fornecimento de gás e energia elétrica para os clientes. Com consultores especializados, o fornecimento é definido de acordo com a necessidade individual de cada negócio ou condomínio, com uma proposta unificada seja para GLP sob medida com a Gaslog – que atua hoje em SC e PR - ou fornecimento de energia elétrica no modelo de geração distribuída com a Gedisa que gera desconto de até 20% na conta de luz. Todos os serviços são prestados com a excelência de atendimento, pós-venda com consultor, atendimento ao cliente sem 0800, especialistas em medição e determinação de demanda, instalação segura e certificada. O grupo ainda possui as empresas MidService e GTec que prestam atendimento técnico e de manutenção, e Agathon e Maré em soluções para a geração de energia.