ANO 2022 – o Brasil no cenário metaverso

Enquanto o mundo globalizado adentra nas inovações tecnológicas da I A, alguns países como o Brasil, por não investir em tecnologia

“A realidade virtual Metaverso deve ser observado para que tenhamos uma visão do cenário Econômico do Brasil em relação aos demais países.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).

Introdução

Após assistir o Talk Show de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, falando sobre a mudança para META, e explicando a importância do Mataverso que é uma realidade virtual aumentada em que o usuário adentra através de um avatar para o sistema utilizando um Smart Glass, braceletes, antenas e demais, dentro da IA, demonstra a grande preocupação sobre o nosso futuro diante dos fatos que embasam o próximo ano.

Enquanto o mundo globalizado adentra nas inovações tecnológicas da I A, alguns países como o Brasil, por não investir em tecnologia, já que o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, tem um grande corte no orçamento e foi insultado pelo próprio Ministro da Economia, Sr. Paulo Guedes, quando o chamou de BURRO, demonstrado com isso que NÃO HÁ RECURSO PARA INVESTIR EM AVANÇOS TECNOLÓGICOS.

As pesquisas por nos elaboradas diante do cenário para o próximo ano, tivemos a particularidade de observar ás informações internas e externas do cenário econômico, o que nos causaram bastante apreensão e surpresa diante dessas projeções.

Diante desses fatos chamamos a atenção do leitor para proceda tal leitura desprendida de quaisquer fatores emocionais, inclusive político, mas sim o façam com a utilização de um raciocínio lógico matemático.

ECONOMIA – CENÁRIO 2022

Entendemos que a ausência de uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE afeta consideravelmente os demais setores, inclusive a SAÚDE e principalmente a ECONOMIA.

Acreditamos que enquanto não tivermos um planejamento com sólidos investimentos em EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, quaisquer outras reformas ou projetos tendem a fracassar, eis uma verdade incontestável, mas todos sabem disso, só não o fazem por entenderem que uma Nação com educação de qualidade atrapalha o sistema que alimenta e adestra o representado.

Uma Nação de 214 milhões de habitantes, habitando um país continental com riquezas minerais e naturais, com terras férteis, é MUITO PERIGOSO lhe conceder uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, pois poderiam entender que a CONSTITUIÇÃO FEDERAL foi idealizada pelos políticos para conservar o sistema, e manter a lúdica e hilária profissão que nem consta no CBO (Código Brasileiro de Ocupações), e são altamente remuneradas para manter o ESCRAVO acreditando que a LIBERDADE já é um direito suficiente.

Acreditamos que atual Governante do Brasil, tem diversos problemas e CRISES que o incapacitam para que tenhamos um quadro com cenário mais progressista, já que sua própria limitação inibe tal evento,

Diante dos fatos degradantes de 2021, buscamos proceder a uma pesquisa da visão dos experts para o cenário de 2022, e lamentavelmente temos dados e informações abaixo relatadas que nos fazem exigir uma reflexão para o cenário deprimente.

A Sra. Christine Lagarde, do FMI, cita que “o governo brasileiro deve fazer a consolidação fiscal ao mesmo tempo em que deve manter a economia em trajetória de crescimento”.

O Banco Mundial informa “a pandemia da CIVID-19 expos o Brasil a um desafio sanitário e econômico sem procedentes e trouxe incerteza à estrutura de política macroeconômica, principalmente ao cenário fiscal, o que se traduz em RISCOS NEGATIVOS que requerem uma forte consolidação fiscal e a adoção de reformas estruturais.”.

As Agências de Ratings nos brinda com suas avaliações, quais sejam:

Segunda a Fitch Rating, informa que o “Brasil tem perspectivas negativas, com conjuntura enfraquecida e limite de recuperação”.

A Moody’s Rating, cita que a “situação é muito preocupante do Brasil no futuro cenário econômico de 2022.”

A Standard Poor’s informa que “mantém a nota de dívida com perspectivas estáveis, sem chance de mudança em breve.”

Segundo o FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL na pessoa do Prof. Marcio Pouchnann da UNICAMP, cita:

“O modelo NEOEXTRATIVISTA traz resultado nefastos para o Brasil. O Brasil está cada vez mais incapacitado e enfraquecido de maneira geral, para ter um futuro melhor.”

Em complementação aos fatos que avaliam a situação, encontramos observações de grande credibilidade em sua descrição, tais como:

  1. Piora nas contas publicas, inclusive com a possibilidade de furar o teto dos gastos, com o recurso para programas assistencialistas e liberação dos precatórios;
  2. Câmbio depreciado, a cada dia a valorização do dólar em relação ao real;
  3. Inflação alta com a dolarização dos preços de produtos básicos suportados pela remuneração em real, esse gravame tende a engrossas as camadas mais pobres;
  4. Juros em alta, o COPOM eleva a taxa SELIC para melhorar a rentabilidade dos títulos buscando captar o investidor estrangeiro com maior ágio;
  5. Piora no cenário externo, motivada pela credibilidade e das analises e recomendações das agências de ratings.

Em face da atual situação a economia do Brasil reagiu bem á crise da Pandemia, mas a conta será cobrada em 2022, segundo banco e agências internacionais de avaliação.

A alta dos gastos públicos elevam o dólar, inflação e juros, que deverão afetar o PIB do país em 2022.

As eleições presidenciais ampliam as incertezas, e devem afastar os investimentos estrangeiros.

A possível alta dos juros e situação da dívida dos USA e o menor crescimento econômico da China, devem piorar a situação do Brasil.

Os fatos elencados acima são resultados de uma longa pesquisa sob o aspecto econômico do Brasil, e mesmo acreditando na possibilidade de uma alavancagem as perspectivas são remotas.

Como profissionais e responsáveis que somos o referido artigo tende a informar ao leitor para que possa realizar um Planejamento Estratégico de conformidade com a situação em 2022, e se preparar para situações adversas.

PROFISSIONAL

Com esse cenário fatídico e frustrante, o profissional e educando devem rever suas estratégias e buscar uma maior capacitação e qualificação diante do quadro que se demonstra, e deve em qualquer situação, acreditar e buscar esforços para melhorar o seu perfil, quer seja em entrar no mercado laboral ou o seu retorno, ou simplesmente arriscar um negócio através do empreendedorismo.

Procurar um CONHECIMENTO sobre a atualização dos recursos diante do mundo globalizado, considerando aprender outros idiomas, e principalmente se capacitar para utilizar as inovações tecnológicas de conformidade com a inteligência artificial, considerando inclusive a inserção do METAVERSO, já definido anteriormente e que parece introduzir recursos e condições mais antenadas com o exercício do labor.

As possibilidades da utilização do METAVERSO, tende a reduzir custos e despesas das empresas, e melhorar a relação laboral do background e coworking existente no ambiente de trabalho.

Os profissionais autônomos, esses sim precisam melhorar a sua prestação de serviços diante do cenário econômico, e é essa a grande oportunidade diante das adversidades, mas precisam também manter um nível de qualidade compatível a sua credibilidade.

É preocupante o atual nível de educação e cultura do profissional e talvez seja esse o real motivo de não transformar essas riquezas em valores econômicos para toda a sociedade, e o atual sistema gera uma desigualdade mais elevada e acelerada diante dos fatos.

A resistência em não LER livros de outras culturas, não falar outros idiomas, não conhecer as inovações tecnológicas no ambiente da inteligência artificial, numa velocidade de 5G, esperar auxílio de governos, nos nivela a posição de modernos escravos.

A mentalidade letárgica e insana de esperar por políticos e governos para que possamos adotar ação e atitude coerente que possam revigorar nossa sobrevivência nos deixou mácula e sequela ao longo de 521 anos, e devemos entender que só NÓS MESMOS devemos transformar nossas vidas, com muita fé em DEUS.

CONCLUSÃO

O mundo moderno com suas inovações exige dos sobreviventes ações e atitudes coercitivas que possam agregar valor a busca da qualidade de vida, mas sabemos que temos um longo caminho e muitos obstáculos para vencer, mas inexiste sucesso sem esforço.

Sabemos dos erros e acertos que nos ocorreram ao longo de nossa existência, mas qualquer resultado positivo terá um elevado preço, pois na democracia não há almoço grátis.

Acreditamos ainda que no NOVO governo, a população precisa de melhores fatos que nos façam entender que o Brasil ainda tem condições de melhorar e podemos ainda sorrir.

Quando DEUS disse que “somos sua imagem e semelhança” “comerás e beberás com o suor do teu rosto”, e quando Howard Gardner nos brinda com sua Teoria de Múltiplas Inteligências e com o PARADOXO DE MORAVEC que nos brinda com a inteligência natural do ser humano, acreditamos na possibilidade da ressurreição através de uma FÊNIX.

Desculpe mas a luz do sol e o amanhã, só acontece para aqueles que ainda não perderam a esperança de buscar um novo amanhecer, pois a luta continua enquanto houver esperança.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.