Liderança nas pequenas e médias empresas
Em artigo, Adilson Souza fala sobre a evolução da gestão com a empresa
O ano de 2010 se inicia com boas projeções para o mercado brasileiro, em  especial para as pequenas e médias empresas. No entanto, esse cenário  demonstra duas importantes facetas, a primeira diz respeito às empresas  que conseguiram crescer em bases sustentáveis, e a segunda diz respeito  às empresas que cresceram sem planejamento. O que há de comum entre  elas: o crescimento.
Mas o desafio que elas encontrarão na próxima década certamente exigirá  mais do que nos últimos 30 anos. Isso porque, além de encontrarem um  mercado mais competitivo e globalizado, terão como principal desafio a  boa performance de suas lideranças.
O que normalmente fazem as empresas que crescem em bases sustentáveis?  Primeiramente se adequam ao crescimento de forma a privilegiarem o  desenvolvimento, e aqui vale usar uma metáfora para representar esse  significado. Imaginem um corpo crescendo de forma gradual e rápida,  saindo da fase infantil até a fase adolescente e logo depois à fase  adulta, no entanto, a cabeça (modelo mental) permanece em fases  anteriores. Com um modelo mental que não acompanhou o crescimento do  corpo (estrutura da empresa) a dificuldade em coordenar os movimentos  será limitadora para se manter em pé. O contrário também pode ocorrer, o  modelo mental evolui, mas o corpo não acompanha. Nesse caso o problema é  menor, uma vez que esse modelo pode promover ajustes de forma rápida e  consistente, pois é o modelo mental que dá a direção e não o corpo.
Crescer em bases sustentáveis significa dar atenção à visão que a  empresa cria para a direção e resultados que ela almeja, significa ter  uma missão do que representa seus produtos e serviços no mercado no qual  ela está inserida e quais os diferenciais que ela oferecerá aos seus  clientes e, sobretudo, quais os valores que ela pretende praticar a cada  dia. Significa planejar, rever processos, criar condições para  aproveitar as oportunidades, responder prontamente as demandas que  conseguem atender com o nível de excelência que consolide sua marca,  etc.
E as empresas que crescem sem planejamento? Aqui cabe a metáfora do  corpo que cresce e a cabeça que “atrofia”. E todos conhecem alguns  dizeres de boa parte dos empresários e empreendedores: “Eu sempre fiz  assim”, “Sempre funcionou”, “Crescemos porque fizemos dessa forma”,  “Essa é a receita de nosso sucesso”. E eles estão errados? Logicamente  que não! Estão corretíssimos. E aqui segue algumas provocações: Os  recursos utilizados na fabricação dos carros são os mesmos de antes? E  nos aviões? E nas lavouras? E nos relacionamentos? O que os clientes  exigiam há 10 anos é o mesmo que exigem agora, será o mesmo exigido na  próxima década? 
As coisas mudam e particularmente a maior mudança está no comportamento  humano, o que certamente exigirá um maior desafio para as lideranças nas  empresas, uma vez que o seu desenvolvimento cria condições para lidar  com tais mudanças de tal forma a direcionar a empresa para o sucesso ou  fracasso.
E a sua empresa vem se preparando para lidar com as oportunidades? E  você está investindo em sua carreira e no desenvolvimento de suas  competências? Em especial aquelas que promoveram sua empresa para o  sucesso?
Aproveito para contradizer boa parte dos colegas consultores e  palestrantes que dizem: “Sucesso só vem antes do trabalho no  dicionário”. Sucesso vem antes do trabalho sim, pois se o modelo mental  não contemplar o sucesso, você só trabalhará, e o sucesso não  acontecerá.
*Sócio-diretor da Estação RH Consultoria Empresarial, mestre em Psicologia e pós-graduado em Administração de Empresas e RH